Tricolor se prepara para utilizar ainda mais a base; veja quem sobe

O São Paulo acredita que tem gerações espetaculares na base e estuda iniciar a transição de alguns atletas para o time principal.

As categorias de base são um grande trunfo do Tricolor para montar seus elencos; dando continuidade a este pensamento, a diretoria já se prepara para utilizar ainda mais as joias de Cotia.

Os jovens foram presença mais que importante para a conquista da Copa do Brasil. Na ocasião, Beraldo, Pablo Maia e Rodrigo Nestor foram titulares nos dois jogos, além de Lucas, também formado em Cotia. No segundo jogo, Diego Costa substituiu Calleri desde os 8 minutos, além de outros que entraram ao longo da partida.

Diante dos resultados positivos, a diretoria do Tricolor já se prepara para utilizar massivamente jóias da base em 2024

Tricolor se prepara para utilizar ainda mais a base; veja quem sobe
Ryan Francisco, artilheiro sub-17 | Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O São Paulo acredita que tem uma geração sub-17 “extraordinária” no CT de Cotia, como há tempos não se via. Segundo Carlos Belmonte, diretor de futebol do Tricolor, equipe impressiona até mais do que a sub-20. Ryan Francisco, que marcou incríveis 39 gols em 32 jogos, é o primeiro da fila.

O Ryan é um jogador extraordinário, uma joia, artilheiro nato, um jogador com uma facilidade em fazer gols. E isso é uma característica que não é tão comum em um jogador, em fazer tantos gols como tem o Ryan. É uma joia que vamos lapidando, vai trabalhando. Ele deve fazer parte do grupo da Copa São Paulo do ano que vem, depois vai começar a ter oportunidades aqui (no CT da Barra Funda). A gente não quer queimar etapas com nenhum desses jogadores – afirmou o dirigente.

Nesta quarta-feira (11), o atacante de 16 anos teve a missão de comandar o Tricolor na primeira partida da semifinal do Campeonato Brasileiro sub-17, diante do Flamengo, fora de casa.

Na ocasião, Ryan marcou um dos gols da vitória da equipe Tricolor por 3×1 diante do adversário. Desse modo, os são-paulinos levam uma vantagem de dois gols para a decisão da vaga, em Cotia.

O artilheiro, porém, não faz sucesso sozinho. A comissão técnica e diretoria das categorias de base entendem que no atual elenco cerca de seis jogadores têm plenas condições de chegar ao profissional em pouco tempo. Alguns, inclusive, são presença antiga na Seleção Brasileira da categoria.

Temos o (Marques) Rickelme, que teve uma lesão na Seleção agora… É um lateral-esquerdo muito bom, com as características, claro, salvo às proporções, do Serginho, que jogou aqui no São Paulo. Muita técnica, velocidade… A gente tem o William Gomes, um jogador extraordinário, a gente renovou também com ele. A gente vê nele um jogador diferente, com muita força, jogando pelo lado direito, às vezes pela esquerda.

Belmonte acrescentou que esses jogadores vão iniciar a transição, com calma e sem queimar etapas.

Tem o Felisberto, o Fumaça, um volante de Seleção. Enfim… Temos muitos jogadores de qualidade. Vamos trazer esses jogadores para a transição, com calma na próxima temporada, vão participar de treinos com o time principal. Mas não temos convicção de que vão ficar em 2024 no time de cima. Vamos sentir treino a treino.

Nos últimos anos, Cotia tem fornecido muitos jogadores para o time profissional. O atual elenco comandado por Dorival Júnior tem quase 50% dos atletas revelados nas categorias de base.

Para seguir com essa identidade, o São Paulo garante que tem todos os contratos regularizados e vínculos longos com as principais joias. A gestão anterior, porém, acabou perdendo jogadores importantes por falta de cuidado com essas questões.

Segundo Belmonte, a expectativa é de que não só o sub-17 gere frutos, mas também as categorias inferiores.

Temos duas gerações extraordinárias aqui no São Paulo. Podem esperar. Não é uma avaliação minha, é do Biasotto (Marcos Biasotto, dirigente da base) e do pessoal todo de Cotia. Vemos seis ou sete jogadores com chance de subir para o profissional. Temos duas gerações extraordinárias aqui no São Paulo. Podem esperar.

E o sub-20?

Foto: Miguel Schincariol/saopaulofc.net

Essa categoria tem sido bem observada pela diretoria do São Paulo. Em 2024, inclusive, pode ser que três atletas estejam a disposição de Dorival Júnior.

O favorito a reforçar o elenco principal é Talles Wander. O atacante, que é artilheiro do São Paulo na Copinha, manteve a regularidade e já soma 21 gols em 33 jogos em 2023. O volante senegalês Iba Ly e o zagueiro Ythallo também têm chances de subir.

Talles Wander tem feito muitos bons jogos e está com média altíssima. A gente acha que ele vai subir para ser observado. O Iba Ly também, um segundo volante, africano, tem crescido muito no sub-20. O Ythallo já tem estado com a gente, evoluído muito – comentou Belmonte.

Enquanto aguardam suas chances no time principal, os garotos seguem reforçando o time sub-20, que se classificou para o mata-mata do Paulistão com apenas uma derrota.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário