Rafael atinge marca importante pelo São Paulo

O goleiro, que já é considerado um ídolo pela torcida após a conquista da Copa do Brasil, atingiu mais um recorde no Tricolor.

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino o goleiro Rafael chegou à marca de 28 partidas sem sofrer gol na temporada e alcançou a 10ª posição no ranking histórico do São Paulo neste critério.

A partida aconteceu na Vila Belmiro, na noite desta quarta-feira (8), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol são-paulino foi de Erison, que saiu do banco para decidir os rumos do jogo.

Marca alcançada por Rafael é mais um sinal de que ele é o melhor goleiro pós-Ceni no São Paulo

Rafael atinge marca importante pelo São Paulo
Rafael em campo pelo São Paulo | Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

A última vez que um goleiro atingiu esse número de jogos sem sofrer gol em um ano foi na temporada de 2007. Na ocasião, Rogério Ceni alcançou a marca de 36 jogos sem ter a meta vazada.

Ao todo, incluindo Rafael, apenas outros quatro goleiros chegaram a realizar temporadas com no mínimo 28 partidas com “a camisa limpa”, como costumam dizer no exterior.  Waldir Peres (quatro vezes), Zetti (três vezes), Sérgio Valentim (uma vez) e Rogério Ceni (a vez citada acima).

Anteriormente, Rafael já havia conquistado um recorde importante depois do título inédito da Copa do Brasil pelo São Paulo. O goleiro são-paulino venceu o torneio pela quarta vez na carreira — além deste ano, foi campeão em 2017 e 2018, pelo Cruzeiro, e em 2021, pelo Atlético-MG – e entrou para o grupo de maiores campeões da competição.

Assim, o goleiro de 34 anos igualou o recorde dos ex-atletas Zinho e Roger Machado como maior campeão da competição mata-mata. Além disso, o êxito de 2023 foi o primeiro do jogador atuando como titular em toda a campanha. Ele conquistou essa condição já em sua primeira temporada no Tricolor.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário