Rafael iguala Zinho em recorde importante

Com recorde e titularidade absoluta, o título da Copa do Brasil do Sâo Paulo foi ainda mais especial para Rafael.

O título inédito da Copa do Brasil que o São Paulo conquistou no último domingo (24), no Morumbi, foi importante também para Rafael, que alcançou um recorde com a celebração.

O goleiro são-paulino venceu o torneio pela quarta vez na carreira — além deste ano, foi campeão em 2017 e 2018, pelo Cruzeiro, e em 2021, pelo Atlético-MG – e entrou para o grupo de maiores campeões da competição.

Com recorde e titularidade absoluta, o título da Copa do Brasil foi ainda mais especial para Rafael

Rafael iguala Zinho em recorde importante
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O tetracampeonato da Copa do Brasil coloca Rafael em um seleto grupo de jogadores. O goleiro de 34 anos igualou o recorde dos ex-atletas Zinho e Roger Machado como maior campeão da competição mata-mata. Sendo assim, ele celebrou o feito histórico e revelou o desejo de levantar mais taças pelo São Paulo.

É algo muito gratificante e que eu não imaginava nem nos meus melhores sonhos. No Brasil, não é fácil você conquistar títulos, pois os clubes são bem fortes e as competições são extremamente equilibradas. Desde o meu início no futebol, ainda bem jovem, sempre trabalhei com muita dedicação e profissionalismo e tive a honra de atuar em elencos vitoriosos, com grandes jogadores.

Apesar de ter uma carreira grandiosa, o êxito de 2023 foi o primeiro do jogador atuando como titular em toda a campanha, condição que conquistou já em sua primeira temporada no clube paulista.

Agora, já são quatro títulos de Copa do Brasil e meu nome estará marcado ao lado de ídolos do esporte, como Zinho e o Roger. Esse troféu é bem especial pra mim porque foi o primeiro que conquistei jogando como titular do começo ao fim do campeonato. Jamais esquecerei disso e é a premiação de todo o meu esforço, dedicação e profissionalismo. Para mim, é motivo de muito orgulho e aproveito para agradecer a todas as pessoas e clubes que acreditaram no meu trabalho e me apoiaram durante a carreira. Com certeza, foi o dia mais especial para mim, ao longo dessa minha trajetória como jogador. Espero seguir atuando por muito mais tempo e, quem sabe, vencer mais títulos pelo São Paulo.

Rafael chegou ao São Paulo a pedido de Rogério Ceni, com quem trabalhou no Cruzeiro. Em pouco tempo, conquistou a vaga de titular absoluto, que transitou entre Jandrei e Felipe Alves em 2022.

A posição tinha uma carência desde a aposentadoria de Rogério, maior ídolo da história do clube. Muitos goleiros passaram pelo São Paulo, mas não conseguiram se firmar. Rafael, porém, é considerado por muitos o melhor arqueiro da era pós Ceni.

Quando eu vim para cá, o meu objetivo era ajudar o São Paulo a brigar pelas principais competições do país e do continente. E, logo na primeira temporada, conseguimos conquistar a Copa do Brasil, uma competição de mata-mata, extremamente difícil e que era um dos principais desejos de todos nós do clube e também da torcida. Fico muito honrado em poder ter ajudado em momentos importantes durante a nossa campanha e todo mundo está de parabéns. O elenco inteiro foi fundamental para essa conquista porque cada um tem a sua parcela de contribuição.

Rafael é o atleta que mais entrou em campo pelo time na atual temporada, ficando fora de apenas quatro dos 56 jogos do São Paulo em 2023. No Tricolor desde dezembro de 2022, portanto, ele fez 52 partidas defendendo o clube.

O goleiro deve ser poupado no próximo compromisso do São Paulo, que acontece nesta quarta-feira (27). Em embate atrasado da 22ª rodada do Brasileirão, o Tricolor recebe o Coritiba, às 19 horas, no Morumbi.

O clube ocupa a 14ª colocação, com 28 pontos — três acima do Z4 —, enquanto o Coxa amarga a lanterna, com 14.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário