São Paulo vai para o terceiro ano seguido atingindo marca negativa no Brasileiro

Com o foco nas competições mata-mata, São Paulo tem tido dificuldades no desempenho no Campeonato Brasileiro.

O empate com o Cuiabá, em casa, no último domingo (26), fez com que o São Paulo atingisse a marca de três anos consecutivos sem alcançar pelo menos metade dos pontos possíveis no Campeonato Brasileiro.

Com 47 pontos e na 10ª posição, a equipe pode chegar a no máximo 56 – se vencer todos os três jogos que restam. Isto, porém, totaliza um aproveitamento de 49% e fica abaixo da metade.

Conquista da Copa do Brasil pode justificar marca do São Paulo no Campeonato Brasileiro

São Paulo vai para o terceiro ano seguido atingindo marca ruim no Brasileiro
São Paulo já não tem mais chances de conquistar mais da metade dos pontos no Brasileirão | Foto: Divulgação

Desde que a disputa do Brasileirão passou a ser por pontos corridos, em 2003, essa é a 8ª vez que o São Paulo tem aproveitamento menor que 50%. Em contrapartida, é a primeira que isso acontece por três temporadas seguidas.

Nos últimos anos, o time correu riscos de rebaixamento, sobretudo em 2021. Numa temporada atípica, com pandemia, o São Paulo priorizou a disputa do Campeonato Paulista. A competição começou três dias depois do fim do Brasileirão de 2020, que o Tricolor liderou até perto do fim, mas perdeu.

A diretoria, recém-empossada, queria o título para encerrar o jejum de mais de oito anos sem conquistas, e deu certo. A decisão, porém, impactou no restante do ano. Sem férias, os atletas acumularam lesões e a equipe sofreu.

São Paulo só eliminou os riscos na penúltima rodada, com 48 pontos, na pior campanha do clube no torneio de pontos corridos.

Em 2022, a preferência foi disputar a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Na primeira, caiu nas semifinais, enquanto na segunda perdeu a decisão para o Independiente Del Valle.

O Tricolor conviveu com o risco de rebaixamento, mas não foi tão assustador. No fim, a equipe até se aproximou de uma vaga na Libertadores, mas os 54 pontos, na nona posição, foram insuficientes.

As mesmas prioridades impactaram a atual edição do Brasileiro. Dessa vez, no entanto, deram resultado e o São Paulo conquistou o título inédito da Copa do Brasil.

Enquanto conseguiu administrar os três torneios ao mesmo tempo – teve também a Sul-Americana, com eliminação nas quartas –, o time chegou a estar na parte alta da tabela do Brasileiro.

Com a opção de poupar titulares para as copas, porém, a equipe caiu de produção – esteve na 13ª colocação na 22ª rodada. Até agora, não ganhou nenhum jogo como visitante.

Nas últimas dez partidas no Brasileiro, com vaga assegurada na Libertadores de 2024, o São Paulo tem três vitórias. A seis pontos da zona de rebaixamento, existe risco, mas remoto.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário