94 anos do que é eterno: conheça a história do São Paulo Futebol Clube

Nesta quinta-feira, 25 de janeiro de 2024, o São Paulo Futebol Clube completa 94 anos de existência; confira a história da fundação do clube.

O São Paulo Futebol Clube foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e hoje comemora 94 anos de existência. O clube nasceu da união de dissidentes do Club Athlético Paulistano e da Associação Athlética das Palmeiras e teve sua ata de fundação assinada na madrugada do dia 26 daquele mês.

Como o estatuto do Tricolor diz: “O São Paulo Futebol Clube (‘SPFC’), fundado na cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1930, tendo temporariamente suspendido e retomado suas atividades no ano de 1935, é uma associação de prática desportiva…“. Não há, então, qualquer questão sobre o dia em que O Mais Querido foi fundado. 

Conheça mais sobre o processo de criação do São Paulo Futebol Clube, que completa 94 anos

94 anos do que é eterno: conheça a história do São Paulo Futebol Clube
O primeiro treino do São Paulo Futebol Clube, com os jogadores utilizando as camisas do CA Paulistano (branca) e da AA das Palmeiras (preta) | Foto: Arquivo Histórico/SPFC

Os fundadores

O Paulistano nasceu na Rotisserie Sportsman (Rua São Bento, nº 61), em 29 de dezembro de 1900. Pouco mais de um ano depois, em 1902, já era vice-campeão do primeiro Campeonato Paulista da história. Ao todo, o Paulistano conquistou 11 títulos paulistas, sendo quatro consecutivos (1916-1919).

Fundada em 9 de novembro de 1902 e sediada inicialmente na Av. Angélica, a AA Palmeiras sempre possuiu forte vínculo com o Paulistano. A afinidade entre os dois times surgiu ainda nas primeiras partidas disputadas entre si. Na ocasião, o time principal das Palmeiras enfrentava o segundo quadro (time B) do Paulistano. Desse modo, com o prestígio gerado por esses encontros, o time entrou na Liga Paulista em 1904, onde se tornaria, futuramente, tricampeão.

A união dos dissidentes do CA Paulistano com AA Palmeiras resultou no nascimento de um clube de ponta e de berço. Gigante. Detentor de 14 títulos paulistas – praticamente a metade das edições existentes -, e herdeiro de grandes craques do futebol e de uma bela sede esportiva, na Floresta.

Árvore genealógica do São Paulo

O nascimento do Tricolor

O ponto crucial da história que levou à origem do São Paulo foi a desistência do Paulistano de praticar o futebol. Além disso, o fim da Liga dos Amadores de Futebol (LAF), entidade basicamente capitaneada pelo clube do Jardim América e de que também fazia parte a AA Palmeiras, em 8 de janeiro de 1930.

Muitos filiados alvirrubros, descontentes com tais decisões, passaram o mês de janeiro tentando conseguir outros adeptos às tradições e glórias do maior campeão paulista da era amadora. Assim, eles objetivavam o nascimento de uma nova associação esportiva na cidade. Dias antes da fundação, que aconteceu em 25 de janeiro, já era prevista e praticamente acertada a elaboração dessa nova entidade.

No dia 24 de janeiro, o jornal impresso Diário Nacional noticiou a fundação do São Paulo Futebol Clube. Acontece que em 23 de janeiro, quinta-feira, ocorreu a reunião prévia entre os desportistas de ambos os clubes citados, inicialmente contando também com sócios da Associação Athlética São Bento, que, posteriormente, não aceitaram fazer parte do acordo de fundação.

A reunião

Nesta reunião prévia, ficou decidido o nome do clube – assim escolhido pelo ideal de representar a cidade e o estado, como também por causa da proximidade do aniversário da cidade de São Paulo. Apesar disso, os estatutos e acertos finais ficaram para o sábado, 25, propositalmente no citado aniversário.

Assim, às 14 horas do dia 25 de janeiro, começou a assembleia de fundação que tardou a terminar devido à produção do estatuto do clube. Já na madrugada, com tudo aprovado, se constituiu a ata de fundação do São Paulo Futebol Clubeque em 2024 completa 94 anos.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário