Rafael fala sobre boa fase na carreira com o São Paulo

Titular absoluto do São Paulo na temporada, Rafael atingiu números importantes e vive melhor fase da sua carreira com o Tricolor.

Em entrevista após o jogo deste domingo (12), contra o Santos, o goleiro Rafael falou sobre a boa fase que vive no São Paulo. O defensor completou 29 jogos sem sofrer gols com a camisa Tricolor.

Na Vila Belmiro, a equipe empatou sem gols com o rival e chegou aos 46 pontos, já sem chances de rebaixamento. A equipe chegou a fazer um gol, com Juan, mas o VAR anulou o lance por impedimento.

Boa fase de Rafael no São Paulo vai além do título da Copa do Brasil

Rafael fala sobre boa fase na carreira com o São Paulo
Rafael em partida contra o Santos | Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Além do ímpeto ofensivo que rendeu ao São Paulo boas chances de gol, o destaque do Tricolor no clássico foi o sistema defensivo. É o terceiro jogo consecutivo em que a equipe não sofre gols no Brasileirão, seguido das vitórias contra Cruzeiro e Red Bull Bragantino, ambas por 1 a 0.

Um dos pilares do sistema, o goleiro Rafael chegou ao seu 29º jogo sem sofrer gols em 2023. A última vez que um goleiro atingiu esse número em um ano foi na temporada de 2007. Na ocasião, Rogério Ceni alcançou a marca de 36 jogos sem ter a meta vazada.

Ao todo, incluindo Rafael, apenas outros quatro goleiros chegaram a realizar temporadas com no mínimo 28 partidas com “a camisa limpa”, como costumam dizer no exterior.  Waldir Peres (quatro vezes), Zetti (três vezes), Sérgio Valentim (uma vez) e Rogério Ceni (a vez citada acima).

Depois da partida, ele respondeu sobre o momento que vive com a equipe do São Paulo e a responsabilidade de carregar números tão especiais vestindo a camisa Tricolor.

Pra mim é um privilégio poder vestir a camisa que tantos goleiros vestiram, honraram. Poder me aproximar de números tão expressivos como esses que eles fizeram aqui pra mim é uma satisfação imensa.

O goleiro ainda aproveitou para enaltecer o trabalho coletivo, afirmando que os número de sua passagem passaram por muitas mãos.

Isso não é um trabalho meu, é um trabalho de todo o grupo, de todo o elenco que se dedica muito, que trabalha muito. Nós sabemos que no futebol, se você não toma gol, você está próximo da vitória. É o trabalho que a gente vem fazendo, começando com o professor Dorival e todos que executam, que ajudam pra que a gente possa passar jogos como esse sem tomar gol.

Rafael é considerado, por muitos, o melhor goleiro do São Paulo após a aposentadoria de Rogério Ceni. Desse modo, ele faz questão de enaltecer o tamanho do clube que defende e a honra de vestir uma camisa que tem tanta história.

Agradeço aos profissionais, aos treinadores de goleiros que vem fazendo de tudo pra que a gente possa repetir grandes atuações. Não é fácil vestir a camisa do São Paulo depois de tantos grandes goleiros que conquistaram tanto por essa camisa. É trabalhar muito e ir devagarzinho conquistando jogos, campeonatos pra poder marcar.

Anteriormente, Rafael já havia conquistado um recorde importante depois do título inédito da Copa do Brasil pelo São Paulo. O goleiro são-paulino venceu o torneio pela quarta vez na carreira — além deste ano, foi campeão em 2017 e 2018, pelo Cruzeiro, e em 2021, pelo Atlético-MG – e entrou para o grupo de maiores campeões da competição.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário