Janeiro ou dezembro? Entenda impasse na data de fundação do São Paulo

O São Paulo tem, em sua história, duas datas importantíssimas para a existência do clube, mas qual dessas é a verdadeira data de fundação? Confira

O são-paulino mais jovem já deve ter se perguntado quando realmente é o aniversário do Tricolor; é uma dúvida pertinente, já que a data de fundação do São Paulo é 25 de janeiro de 1930, mas ele se reorganizou em 16 de dezembro de 1935 após desavenças políticas que levaram a um breve encerramento.

O tema, dentro do próprio São Paulo, sempre foi ponto de forte discussão. Ao longo dos anos e com o passar das mudanças estatutárias, é possível verificar isso. As duas datas são de suma importância para o Tricolor e o clube não pode abrir mão de nenhuma delas. Assim, pontua-se como devem ser: fundação e reorganização.

Entenda contexto por trás da confusão sobre a data de fundação do São Paulo

25 de janeiro ou 16 de dezembro? Entenda impasse na data de fundação do São Paulo
A placa da fundação com data em 1930, atualmente no Memorial do São Paulo | Arquivo Histórico/SPFC

O time é um só: o São Paulo Futebol Clube, que é o mesmo desde 1930. O nome, o escudo, os uniformes e todos os símbolos são marcas indivisíveis do único São Paulo. Confira os artigos de cada mudança estatutária sobre o assunto.

Da Ata de Primeira Assembleia Geral do São Paulo Futebol Clube:

“Aos vinte e seis dias do mês de Janeiro de mil novecentos e trinta, nesta cidade, à Praça da República nº 28, compareceram os abaixo-assignados, sócios da Associação Athletica das Palmeiras e do Clube Athletico Paulistano, para o fim especial de fundarem um novo clube que representasse condignamente a Cidade de São Paulo em competições esportivas”.

Dos estatutos de 26 de janeiro de 1930, capítulo I, artigo 1º:

“O São Paulo Futebol Clube é uma instituição fundada pelos sócios aficcionados do esporte de futebol do Club Athletico Paulistano e pela Associação Athletica Palmeiras, destinada a proporcionar aos seus sócios a prática de todas as modalidades de esporte”.

Dos estatutos de 23 de julho de 1931, capítulo I – Dos seus fins, artigo 1º:

O São Paulo Futebol Clube, fundado em 25 de janeiro de 1930, com sede e foro na Capital do Estado de São Paulo, é uma instituição destinada a proporcionar aos seus associados a prática dos esportes e será regida por estes estatutos”.

O documento de 1931 é, portanto, o primeiro em que consta de fato uma data de fundação para o São Paulo.

Da ata de reativação do clube de 16 de dezembro de 1935, parágrafo final:

“… e prometeu que todos os membros da Directoria estavam dispostos a não medirem sacrifícios para que o pavilhão tricolor voltasse a tremular glorioso nos campos esportivos do Brasil, elevando cada vez mais o nome do São Paulo Futebol Clube, cognominado o esquadrão de aço”.

A própria ata de reativação do clube reconhece a proveniência e existência do São Paulo Futebol Clube como criado em 1930. Isso fica claro quando diz “voltasse” e, principalmente, ao citar “esquadrão de aço”, apelido do time entre 1930 e 1935.

Dos estatutos de 16 de dezembro de 1935, capítulo I – Da Sociedade e seus fins; artigo 1º, presente na ata de reativação:

“Com a denominação de “São Paulo Futebol Clube” e com sede e foro nesta Capital de São Paulo, fica fundada uma associação civil de fins esportivos que se regerá, doravante, pelos presentes estatutos”.

Ou seja, o primeiro estatuto após reativação não definia a data do nascimento do clube. Os reorganizadores eram sócios do clube fundado em 1930 e, portanto, não queriam deixar o clube se esvair e morrer. E seguiu-se, assim, sem data de fundação, por algum tempo.

Dos estatutos de 25 de novembro de 1937, capítulo I – Do Clube e seus fins; artigo 1º:

“Com a denominação de “São Paulo Futebol Clube“, fica organizada, nesta Capital de São Paulo, onde fixa sua sede e tem seus domicílio e foro jurídico, uma sociedade esportiva, que se regerá doravante, pelos presentes estatutos”.

Perceba que se altera o trecho “fica fundada” para “fica organizada”.

Dos estatutos de 22 de janeiro de 1940 e de 27 de março de 1942, capítulo I – Da denominação, sede, duração, fins e organização; artigo 1º:

“O “São Paulo Futebol Clube“, fundado em 16 de dezembro de 1935, nesta Capital de São Paulo, onde tem foro e sede, à Rua D. José de Barros, nº 337, 4º andar, salas 410/419, é uma sociedade desportiva com personalidade jurídica, nos termos do Código Civil, com patrimônio distinto do de seus sócios”.

Após os períodos de muita dificuldade entre 1937 e 1940,  surge a data de 1935 como sendo a de fundação em uma espécie de homenagem. O gesto, porem, foi um ato dos novos sócios àqueles homens que não deixaram o São Paulo morrer em 1935 e nos anos seguintes.

Dos estatutos de 25 de maio de 1944, e de 1947, capítulo I – Da denominação, sede, duração, fins e organização; artigo 1º:

“O São Paulo Futebol Clube, fundado em 16 de dezembro de 1935, nesta Capital de São Paulo, onde tem foro e sede à Rua Padre Vieira, no Canindé, é uma sociedade desportiva com patrimônio distinto do de seus sócios”.

Dos estatutos de 22 de setembro de 1949 e 12 de setembro de 1953, capítulo I – Da denominação, sede, duração, fins e organização, artigo 1º:

“O “São Paulo Futebol Clube“, fundado nesta cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, é uma sociedade desportiva com patrimônio distinto do de seus sócios”.

Após muitos debates, a data de fundação deixa novamente os estatutos. Apesar disso, inúmeras publicações do São Paulo consideravam como fundação a data de 25 de janeiro de 1930.

Dos estatutos de 25 de julho de 1956, capítulo I – Da denominação, sede, duração, fins e organização; artigo 1º:

“O “São Paulo Futebol Clube“, fundado na Cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, em 25 de janeiro de 1930, extinto em 14 de maio de 1935 e reorganizado em 16 de dezembro de 1935, é uma sociedade civil, com prazo de duração indeterminado…”.

Pouco tempo depois, em 1956, a data de 1930 aparece oficialmente como fundação do clube. Nota-se que a data de reativação é mantida, por sua tão clara importância.

Dos estatutos de 15 de setembro de 1958, 17 de março de 1959, 4 de julho de 1961, capítulo I – Da denominação, sede, duração, fins e organização, artigo 1º:

“O São Paulo Futebol Clube, fundado na Cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, em 25 de janeiro de 1930, extinto em 14 de maio de 1935 e reorganizado em 16 de dezembro de 1935, é uma sociedade civil…”.

Dos estatutos de 28 de fevereiro de 1973, capítulo I – Da Denominação, sede, duração, fins e organização, artigo 1º:

“O São Paulo Futebol Clube, fundado na cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, em 16 de dezembro de 1935, preservador das glórias e tradições do São Paulo Futebol Clube, da Floresta, o qual foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e extinto em 14 de maio de 1935, é uma sociedade civil, com prazo de duração indeterminado…”.

E a data de 1930 durou como sendo a de fundação do clube até 1973, quando o texto passou por reorganização favorecendo 1935. Apesar disso, o marco de 1930 não foi esquecido.

De lá para cá, a passagem sofreu leve alteração, mas sempre deixando uma dupla interpretação. Afirma que o clube se estabeleceu m 1935, mas que surgiu, pela primeira vez, em 1930.

O clube, nesse sentido, sempre festejou tradicionalmente, até mesmo com bolo comemorativo, o aniversário do clube no dia 25 de janeiro, considerando como data magna.

Para pôr fim a esse estado ambíguo, no segundo semestre de 2013, o Egrégio Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube aprovou solene e claramente a data de 25 de janeiro de 1930 como a da fundação do Tricolor. Assim, o dia 16 de dezembro de 1935, que é tão importante, ficou como a data da reorganização do Tricolor.

 

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário