Inauguração do Morumbi completa 63 anos

A casa dos são-paulinos, que já foi palco de tantas conquistas históricas, completa 63 anos de inauguração nesta segunda-feira (02).

Há exatamente 63 anos, no dia 2 de outubro de 1960, o são-paulino realizava um grande sonho com a inauguração de seu estádio próprio, o Morumbi.

O gol de Peixinho e a vitória contra o Sporting de Lisboa coroaram anos de luta e muito trabalho – que, mal sabiam todos, naquela altura, ainda estava longe de acabar.

Desde quando surgiu o Morumbi, que completa 63 anos de inauguração, foi palco de conquistas históricas

Inauguração do Morumbi completa 63 anos
Foto: Divulgação

Eterno presidente do São Paulo, Cícero Pompeu de Toledo foi o responsável pelo início da construção do Morumbi. Ele foi presidente do clube de 1947 à 1958, eleito por seis vezes e somente se afastou da função por motivos de saúde. Seu falecimento aconteceu em 1959.

O ícone Tricolor não chegou a ver o sonho concluído, mas o Estádio foi batizado com o nome dele em 1956. Além disso, um busto em honra ao dirigente são-paulino também está exposto no salão nobre do clube.

O gol inaugural do estádio foi de Peixinho, aos 12 minutos do primeiro tempo em jogo amistoso contra o Sporting, de Portugal. A partida terminou com vitória do São Paulo por 1×0.

O maior público presente na história do Morumbi tem registro no dia 9 de outubro de 1977, com 146.082 pessoas. A ocasião foi o segundo jogo da final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Ponte Preta, com a vitória da Macaca por 2 a 1.

Já o maior público envolvendo o São Paulo foi no dia 16 de novembro de 1980, com 122.432 torcedores, na vitória por 1 a 0, sobre o Santos, no jogo de ida da final do Paulistão. Atualmente, a capacidade do Morumbi é de 66.795 pessoas, em virtude das mudanças nas normas de segurança.

A casa do Soberano já viu muitas conquistas históricas: são 21 títulos no santuário Tricolor. Entre eles, as Libertadores de 1992 e 2005, o tricampeonato Brasileiro em 2008  e a Sul-Americana em 2012.
A conquista mais recente, porém, aconteceu há uma semana: o São Paulo se sagrou campeão da Copa do Brasil pela primeira vez, derrotando o Flamengo.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário