Dorival faz longo desabafo sobre saída do Flamengo

Pela primeira vez, Dorival Júnior falou sobre seu sentimento diante da saída do Flamengo, mesmo sendo campeão;

Dorival Júnior fez um longo desabafo após conquistar o título da Copa do Brasil pelo São Paulo, neste domingo; o técnico falou sobre a mágoa com a saída do Flamengo e a importância do Tricolor para provar o valor de seu trabalho.

Com a conquista do título inédito, Dorival entrou para a história não apenas do São Paulo, mas do Futebol Brasileiro: ele se junta a Mano Menezes como segundo maior vencedor da Copa do Brasil, atrás apenas de Felipão.

Pela primeira vez, Dorival Júnior falou sobre seu sentimento diante da saída do Flamengo

Dorival faz longo desabafo sobre saída do Flamengo
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Dorival Júnior foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2022. Nesse sentido, foi o primeiro técnico a ser considerado verdadeiramente bem sucedido depois da era Jorge Jesus. Apesar disso, sua demissão no começo de 2023 pegou todos de surpresa.

Após a conquista da Copa do Brasil pelo São Paulo, o técnico falou, pela primeira vez, sobre o assunto.

Com relação ao Flamengo foi um fim de ano diferente, porque além das alegrias pelas conquistas, só eu e minha família e amigos, entenderam toda a situação e tudo o que havia acontecido. Natural que fiquei chateado com tudo, mas não levei para o campo pessoal, jamais misturei as coisas, comecei a transferir responsabilidades. Sempre soube separar muito bem uma situação da outra, não tinha um espírito de uma revanche em nenhum sentido.

Dorival garantiu que não existiu desejo de vingança, mas confessou ter ficado chateado com o modo com que as coisas aconteceram no rubro-negro. Segundo ele, houve uma tentativa de desvalorizar seu trabalho.

Joguei contra meus ex-comandados, só fico um pouco chateado porque ganhamos aquelas competições e dizíamos que era um arroz e feijão, e que o arroz feijão e qualquer um faria igual pelo elenco do Flamengo. Um mês depois, por incrível que pareça, quando a mesma equipe não alcançava os resultados da disputa do Mundial, era uma equipe que precisava de reforços, uma equipe que tinha sido campeã da Copa do Brasil e Libertadores. Estranhei as atitudes, colocações de muitos que diziam que 30 dias antes era o melhor elenco da América e que ganharia. Foi muito estranho tudo o que aconteceu. Tentando uma desqualificação do trabalho desenvolvido

O técnico chegou ao São Paulo em abril deste ano, após a demissão de Rogério Ceni, e conseguiu levar o Tricolor à taça inédita da Copa do Brasil em menos de seis meses.

Para ele, esse foi um atestado de sua capacidade e a coroação de um trabalho coletivo e de muito comprometimento.

Hoje eu comprovo com todo o grupo do São Paulo, todo o elenco. Para atingir o topo no futebol tem que ter comprometimento e acima de tudo dignidade para poder encontrar grandes resultados. Poucos sabem o que foi feito no São Paulo do trabalho, de poder resgatar um grupo que estava muito magoado naquele instante, mas que entendeu o recado e passou a acreditar naquilo que foi proposto e com a ajuda substancial da torcida que voltou a ser apaixonada. Conseguimos o momento que talvez seja inigualável nos últimos anos de história desse clube. Isso não tem preço, só tenho agradecer sobre aqueles que confiaram no meu trabalho.

Dorival também falou sobre a importância de resgatar a equipe do São Paulo e fazer com que todos acreditassem no time novamente.

Queria dar ao torcedor uma resposta daquele momento que passamos. Com todas as dúvidas e incertezas, inclusive com opiniões que ouvi, que havia dado um passo errado na minha carreira, prometi a todos que não sairíamos do São Paulo, que não fecharíamos o ano sem uma competição. Estou satisfeito com o que estou vendo, um grupo que não contava com Lucas e James, mesmo grupo questionado, mesmo grupo humilhado após o Paulistão e meses depois deu uma resposta tirando dois dos maiores adversários e o campeão da América. Isso daí para mim não tem preço. O amor do torcedor foi resgatado e jamais vou esquecer. O são-paulino tem uma participação decisiva no que fizemos. Eles têm uma parcela muito grande.

O título da Copa do Brasil teve um sabor especial para Dorival. Depois da passagem de 2017, o técnico sempre afirmou que gostaria de encerrar o trabalho que havia deixado em aberto naquele ano.

Depois de levantar a taça, ele se emocionou na saída do gramado e confirmou que conquistar o torneio pelo São Paulo foi diferente.

Se falar que é de coração, foi diferente porque era um título que o São Paulo não tinha, seria importante. Eu vi uma disputa em 2000, estava assistindo pela televisão, e vi o São Paulo perder o título em seis ou sete minutos, tomando uma virada do Cruzeiro no Mineirão. Não fazia ideia que não tinha uma Copa do Brasil, depois chegando novamente no clube e vendo todas as conversas… Aquilo foi marcante para mim da forma como aconteceu, estava iniciando como auxiliar naquela época. Quando falei que seria muito importante para o São Paulo, depois de 23 anos, voltar a uma disputa de final, principalmente com o trabalho desenvolvido e fundamental para esse momento.

Para o treinador, essa conquista vai ser um divisor de águas para o Tricolor, como um combustível para novos bons momentos.

Acho que isso daí pode iniciar um novo momento na história, na vida desse clube. Por isso era marcante. Não tinha nada a ver em relação ao Flamengo, clube que tenho respeito e consideração. Tenho muito carinho por cada um deles. O sentimento foi de tentar chegar a um título com o torcedor vivenciando, acho que pode ser um divisor de águas. A pressão dos últimos 30, 40 dias não foi fácil. Isso passamos juntos e fez com que a gente crescesse. Essa foi a emoção, eu te garanto.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário