Dorival assume risco ao utilizar reservas: “iminente e calculado”

São Paulo sofreu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, dessa vez para o Fortaleza, por 2×1, no Morumbi; em entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior justificou a escalação de reservas no duelo desta quarta-feira contra o Fortaleza, assumindo o risco da escolha.

O resultado deixa o time a quatro pontos da zona de rebaixamento, dias antes da decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, novamente em casa. Com esse, a equipe soma oito jogos sem vencer na competição.

Para Dorival, foco em final gera risco necessário

Dorival assume risco ao utilizar reservas: "iminente e calculado"
Foto: Rubes Chiri/saopaulofc.net

Em entrevista coletiva após a partida, Dorival assumiu o risco de poupar peças fundamentais como Calleri, Beraldo, Arboleda e Rafinha. Os atletas sequer fizeram parte da relação para a partida. Não é segredo que o foco está na decisão de domingo diante da possibilidade de um troféu inédito.

O perigo é iminente e calculado. Nós não podíamos fazer o que a gente vinha fazendo em outras fases, com disputas a toda semana. Não tinha como colocá-los em campo. Chegamos em uma final, antes estávamos brigando por uma passagem de fase. A equipe vem apresentando bom nível de atuações, hoje da mesma forma.

Já no início do segundo tempo, Dorival substituiu jogadores muito utilizados, como Luciano. O treinador, porém, admitiu que o fez pensando na final.

A saída foi pensada. Não foi nenhuma alteração estratégica, no sentido tático. Foram alterações para que não desgastássemos jogadores importantes, que naturalmente podem começar ou não. Eu fico tranquilo porque sei que todos eles estão preparados para atuar.

O treinador reconhe os maus resultados no Brasileirão, mas tem aval da diretoria para poupar jogadores pensando na Copa do Brasil.

– Abrimos para a diretoria opinar e que a gente não excluísse essa oportunidade. Poderíamos ter resultados bem melhores do que aconteceram, mas me preocupa muito o jogo de domingo. A gente está focado nesse jogo. O treino hoje foi muito produtivo, um dos melhores desde que estou aqui. Isso tem sido fundamental.

O treino desta quarta-feira reuniu os prováveis titulares para a decisão contra o Flamengo. Depois de vencer por 1 a 0 no Maracanã, o Tricolor está a somente um empate de conquistar a Copa do Brasil, mas também recebe com alegria a vaga na Libertadores de 2024, concedida ao campeão.

– Não estou trabalhando essa equipe há 20 dias, mas desde abril. Estou condicionando o grupo para chegar a uma decisão. Não tenho dúvidas que estaremos atentos a tudo o que for possível. É um jogo e tudo pode acontecer, mas estamos trabalhando com atenção para erros não aconteceram.

O São Paulo entra em campo para a segunda parte da decisão no próximo domingo (24), às 16h, no Morumbi.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário