Vasco impôs maior derrota do São Paulo na história do Brasileirão

Goleada por 7 a 1 teve expulsão de Rogério Ceni e dia iluminado de Romário; o cenário do confronto deste sábado, porém, é bem diferente.

O São Paulo vai a São Januário enfrentar o Vasco neste sábado (07), e este é um confronto que não traz boas lembranças ao torcedor; o cruzmaltino foi o responsável pela maior derrota do Tricolor na história do Campeonato Brasileiro.

O cenário, desta vez, é bem diferente: enquanto o São Paulo venceu a Copa do Brasil há duas semanas, o Vasco acabou de voltar da série B e amarga, ainda, a zona de rebaixamento.

Expulsão de Rogério Ceni foi determinante para o Vasco aplicar a maior derrota do São Paulo na história do Campeonato Brasileiro

Vasco impôs maior derrota do São Paulo na história do Brasileirão
Foto: Reprodução

Este é um confronto com alguns fatos históricos em que o Vasco saiu com a melhor. O clube carioca é responsável por aplicar a maior goleada já sofrida pelo Tricolor na história do Brasileirão.

Em 25 de novembro de 2001, com gols de Romário (3), Gilberto, Euller, Léo Lima e Dedé, o Vasco derrotou o São Paulo por 7 a 1. O uníco gol são-paulino, porém, foi de França.

O Vasco, atual campeão brasileiro, chegava à penúltima rodada na 12ª posição, quase sem chances de se classificar para o mata-mata. Em contrapartida, o São Paulo, 6º colocado, estava muito perto de terminar a primeira fase no G-8.

O Tricolor, porém, precisava vencer para ficar mais perto dos quatro primeiros colocados e ter a vantagem de disputar as quartas de final em casa.

Um lance desenhou o resultado da partida. Logo no começo do jogo, Rogério Cen cortou a bola com a mão fora da área, evitando um gol do adversário.

Em seguida, o árbitro Carlos Eugênio Simon expulsou o goleiro, e Alencar em seu lugar. Ainda no primeiro tempo, Gilberto e o próprio Euller garantiram 2 a 0.

No segundo tempo, Romário marcou mais dois – o primeiro, aos 2 minutos, foi histórico: o milésimo gol da história do Brasileirão. O Baixinho ainda deu passe de calcanhar para Léo Lima marcar o quinto gol do Vasco.

Romário, de novo, e depois Dedé transformaram o placar em 7 a 0 depois que o São Paulo perdeu mais um jogador por expulsão. O Tricolor marcou o gol de honra aos 44, com França. No fim, Kaká ainda acertou o travessão com um chute do meio de campo.

A goleada entrou para a história, até porque o São Paulo nunca perdeu por um placar tão elástico. O resultado, porém, não mudou o destino das equipes. O Vasco não conseguiu entrar no G-8, e o Tricolor avançou para as quartas de final, onde foi eliminado pelo Athletico-PR.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário