Supercopa terá decisão do VAR anunciada pelo árbitro

Depois de testar o recuso no Mundial de Clubes e na Copa do Mundo Feminina, a FIFA autorizou a CBF a estrear o anúncio de decisões do VAR na Supercopa.

A CBF vai estrear, na Supercopa Rei, o recurso de anúncio das decisões revisadas pelo VAR. Assim, a arbitragem, sob comando do árbitro Bráulio da Silva Machado, vai se comunicar com o público do Mineirão em Palmeiras x São Paulo, no dia 4 de fevereiro.

A Comissão de Arbitragem da CBF já fez treinamentos com os árbitros brasileiros para utilizar o recurso, mas ainda esperava a aprovação da Fifa. Desse modo, as polêmicas com a utilização do VAR devem ser menores.

Ferramenta do VAR que estreia na Supercopa passou por testes no Mundial de Clubes

Supercopa terá decisão do VAR anunciada pelo árbitro
Choque-rei vai inaugurar recurso do VAR | Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Vamos inaugurar essa ferramenta de transparência. A gente trabalha com o telão ao vivo. São palavras simples, a decisão final. A gente entende que é um avanço muito grande. Quem está no campo precisa saber” – disse o presidente da comissão, Wilson Seneme.

A comunicação das decisões chegou a ser testada recentemente no Mundial de Clubes da Fifa e na Copa do Mundo Feminina de 2023. Posteriormente, o plano da Comissão da CBF é adotar a medida também na Série A do Brasileirão e na Copa do Brasil.

Compõem a equipe de arbitragem na Supercopa o árbitro Bráulio da Silva Machado, os assistentes Guilherme Camilo e Rodrigo Correa e o quatro árbitro Rafael Klein, além de Fernanda Kruger como quinta árbitra e de Antonio Pereira da Silva como assessor.

Na cabine do VAR, o árbitro de vídeo será Wagner Reway, acompanhado dos assistentes Cleriston Clay e Daniel Nobre Bins. Péricles Bassols será o observador da ferramenta.

Veja os momentos de anúncio das decisões

  • Quando a revisão acontece por parte do próprio árbitro no monitor à beira do campo: anuncia decisão mantida ou alterada.
  • Quando é revisão factual, realizada exclusivamente pelo VAR e não requer interpretação do árbitro: anuncia decisão alterada.

A orientação para o árbitro é de, após a revisão, se virar para a câmera central da transmissão, fazer o sinal do VAR e anunciar a decisão final.

O São Paulo vai em busca do primeiro título da Supercopa, enquanto o Palmeiras é o atual campeão da competição. A bola rola no domingo (04), às 16h, no Mineirão.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário