São Paulo relembra a conquista do Campeonato Paulista de 1991

Em 15 de dezembro de 1991, o São Paulo venceu o Campeonato Paulista depois de superar o Corinthians em dois jogos,

Em 15 de dezembro de 1991, o São Paulo venceu o Campeonato Paulista depois de superar o Corinthians em dois jogos. O primeiro, uma semana antes, o Tricolor venceu por 3 a 0, com três gols do craque Raí.

Em seguida, jogando com a vantagem de até perder durante o tempo regulamentar e empatar na prorrogação, O Tricolor empatou o jogo de volta por 0 a 0 – o que assegurou a ida do troféu estadual para o Morumbi.

O Campeonato Paulista de 1991 fez parte da era mais importante e vitoriosa do São Paulo

São Paulo relembra a conquista do Campeonato Paulista de 1991
O Tricolor sagrou-se campeão do Paulistão de 91 | Foto: Gazeta Press

O Tricolor tinha conquistado o Campeonato Brasileiro no primeiro semestre em uma campanha inquestionável, e comemorou o segundo título na temporada. Este, porém, foi somente o marco inicial da fase áurea do clube no início dos anos 90.

Essa jornada começou logo depois da campanha desastrosa do time no Campeonato Paulista de 1990, quando terminou a competição na 15ª posição entre 28 clubes participantes.

Apesar disso, ainda naquele ano, Telê Santana chegou ao Tricolor e resgatou a estima e o bom desempenho dos atletas. Assim, ele levou o elenco são-paulino ao vice-campeonato nacional.

O Paulistão

Foto: Jorge Araújo/FolhaPress

Com a bola rolando, logo de cara vieram 19 jogos invictos, com 13 vitórias e 6 empates. O único tropeço em toda a competição aconteceu diante da Inter de Limeira, em 9 de outubro. Na ocasião, a partida terminou em 4 a 1 para o time do interior em pleno Morumbi.

Apesar disso, o São Paulo não perdeu o ritmo e terminou a fase inicial em primeiro lugar da série amarela, com 42 pontos ganhos. Além disso, foram 50 gols marcados e um saldo impressionante de 30.

Na segunda fase, o Tricolor enfrentou outros três clubes advindos do grupo verde: Palmeiras, Guarani e Botafogo. Após seis rodadas invicto, mais uma vez conquistou o primeiro posto da chave, com três vitórias e três empates, mas empatado em pontos e saldo de gols com o Palmeiras.

O time do Morumbi se classificou por ter a melhor campanha da primeira fase, como determinava o regulamento, mas também se classificaria pelo número de gols marcados (terceiro critério de desempate tradicionalmente usado naquela época).

A decisão

Foto: Célio Jr/AE

As duas partidas finais do Paulistão de 1991 foram no Morumbi, sempre com mais de 100 mil torcedores presentes.

Com a imensa vantagem adquirida para o segundo confronto, o Tricolor entrou em campo tranquilo naquela tarde chuvosa e administrou o cenário favorável somente esperando o apito final do árbitro para comemorar junto à torcida.

Essa havia sido a quarta conquista estadual sobre o rival, justamente na edição em que se completou 60 anos da primeira ocasião – O Paulistão de 1931. As demais vezes aconteceram em 1957 e 1987.

 

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário