Rafael celebra momento no São Paulo: “Projeto da minha vida”

Aos 34 anos, Rafael vive o melhor momento de sua carreira como protagonista do São Paulo e destaca que é o projeto de sua vida.

Titular absoluto no gol do São Paulo e agora campeão da Copa do Brasil pelo Tricolor, Rafael falou sobre o grande momento que vive em entrevista nesta segunda-feira (25).

Eleito o melhor goleiro da competição, o jogador enalteceu a força do grupo para vencer o Flamengo na decisão e fazer história no clube, o que sempre foi seu objetivo.

Aos 34 anos, Rafael vive o melhor momento de sua carreira como protagonista do São Paulo

Rafael celebra momento no São Paulo: "Projeto da minha vida"
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Rafael chegou ao São Paulo no começo do ano, contratado do Atlético-MG, e logo de cara tomou a vaga de titular. Em 2022, a titularidade da posição transitou entre Jandrei e Felipe Alves.

Como resultado, o goleiro foi o atleta que fez mais jogos pelo Tricolor na temporada, disparadamente. Até aqui, foram 52.

Ao falar da alegria em conquistar a Copa do Brasil com o São Paulo, Rafael relembrou nomes de ídolos como Zetti e Rogério Ceni.

A ficha ainda não caiu, dormi pouco, mas é uma sensação de alegria muito grande poder conquistar um título inédito com a camisa do São Paulo. Isso para mim é algo mágico, vou lembrar para o resto da minha vida. Poder vestir a camisa e defender um clube grandioso como o São Paulo, com nomes de grandes goleiros como Rogério, Zetti, para mim é um privilégio.

Contra o Flamengo, durante a final, ele fez duas defesas importantíssimas. Primeiro,  evitou um gol de Pedro, já no minuto inicial do jogo. Posteriormente, nos minutos finais, segurou um belo chute de Ayrton Lucas, que poderia ter levado a partida para os pênaltis.

Apesar disso, Rafael não consegue definir qual foi a defesa mais decisiva.

Todas as defesas são muito importantes. O goleiro tem cada defesa como se fosse um gol. Todas foram importantes pelo jogo, pelo momento… Nós sabíamos que estávamos enfrentando uma grande equipe, com grandes jogadores com potencial de decidir jogo, então nossa participação ia ser muito importante.

Para ele, o momento que viveu no domingo (24) é inexplicável e a ficha sobre isso demorou a cair.

Poder ser campeão e ajudar a equipe com defesas é algo inexplicável. Estou muito feliz porque pude dar essa contribuição e sair vitorioso. Acredito que esse título foi muito importante para o grupo, para todos os jogadores que se dedicaram, que trabalharam muito para que a gente pudesse sair com esse título. Está caindo a ficha agora com essa vitória tão importante.

É a primeira vez que Rafael conquista uma taça como titular absoluto de um clube. Nesse sentido, a passagem pelo São Paulo se torna especial para ele, que também trabalhou com Sampaoli.

Eu acho que essa conquista foi muito importante pela minha chegada ao São Paulo, pela oportunidade de estar em campo. A gente sabe o quanto é importante ter o título, a vitória, só marca num clube ganhando, conquistando, e acho que isso foi importante. Muitas vezes perguntam sobre o Sampaoli, sou grato de ter trabalhado um ano com ele, aprendi muito. O treinador tem que fazer escolhas. Todos querem jogar. Sou grato, foi especial ter trabalhado com ele, mas com certeza está sendo mais especial ainda agora, com oportunidade de jogar, coroando com esse título, vai ficar marcado para minha vida inteira.

Depois de passagens e títulos por clubes como Cruzeiro e Atlético-MG, o atleta de 34 anos vive seu maior momento como protagonista na carreira. Desde o começo, Rafael sentia que este seria o ano que modificaria sua carreira, o que motivou para escoher a camisa 23.

Eu falei desde a minha chegada que o projeto São Paulo ia ser o projeto da minha vida. Tanto é que escolhi a camisa 23 porque falei que era o início de um ano que ia mudar minha trajetória. Através desse título, muitas coisas boas estão acontecendo. Um ano com a chegada da minha filha, com a mudança para São Paulo que me fez muito bem, me senti em casa desde a chegada. A torcida sempre me abraçou de uma forma inexplicável sendo que eles têm referência grandes ídolos.

Com a conquista da Copa do Brasil, o São Paulo é o primeiro time classificado para a disputa da Conmebol Libertadores no ano que vem. O Tricolor vai em busca do tetracampeonato, inédito no Brasil.

Este é um título que Rafael não tem, mas vai tem a chance de buscar e marcar ainda mais seu nome na história do São Paulo.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário