O mais popular: São Paulo bate recorde de público em um ano

Com as 63.077 pessoas que foram à final da Copa do Brasil, o clube soma 1.323.784 torcedores em seus jogos como mandante em 2023.

São Paulo bateu, pelo segundo ano consecutivo, seu recorde de público em uma temporada. Com as 63.077 pessoas que foram à final da Copa do Brasil contra o Flamengo, o clube soma 1.323.784 torcedores em seus jogos como mandante em 2023.

Até então, o maior público em uma temporada foram os 1.260.707 torcedores do ano passado. Este movimento é motivo de celebração para a diretoria Tricolor, que valoriza cada vez mais a participação da torcida.

Torcida se reaproximou do São Paulo no momento de maior dificuldade e supera o próprio recorde de público a cada ano

O mais popular: São Paulo bate recorde de público em um ano
Foto: Felipe Iruatã/saopaulofc.net

O jogo contra o Flamengo foi o de melhor público no ano, superando a partida contra o Corinthians, pelas semifinais (62.093). Além disso, teve a maior renda em uma única partida, com R$ 24.520.800 milhões.

Esse recorde é muito relevante para um clube que joga num estádio que chegou a comportar mais de 120 mil pessoas. Uma redução de quase metade da capacidade aconteceu ao longo do tempo, por medidas de segurança e para inaugurar áreas como camarotes.

Curiosamente, foi um momento ruim que reaproximou a equipe da torcida e fez dela mais popular.

Em 2017, ameaçado pelo rebaixamento, o São Paulo teve seu melhor público dos últimos 10 anos no Brasileiro. Um total de 669.328 torcedores foram ao Morumbi naquela temporada.

Desde então, o clube nunca mais reuniu menos de 570 mil torcedores no torneio como mandante, com exceção de 2020, com os estádios fechados por causa da pandemia de Covid, e 2021, quando as restrições determinadas pelas autoridades sanitárias não permitiu o retorno total da torcida ao estádio.

Este ano, o Morumbi teve 12 jogos com mais de 50 mil pessoas – oito deles de forma consecutiva, quebrada apenas no duelo da última quarta (20), contra o Fortaleza. Esta marca, porém, era algo inédito na história do São Paulo.

Com o empate em 1 a 1 no Morumbi neste domingo (24), o São Paulo conquistou pela primeira vez a Copa do Brasil – o Tricolor tinha vencido a partida de ida por 1 a 0. Assim, o São Paulo volta a disputar a Conmebol Libertadores no ano que vem, torneio que não joga há três temporadas.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário