Conselho vota mudança na eleição para presidente

O processo, que ainda não tem participação ativa do torcedor são-paulino, pode ser alterado em votação na próxima terça-feira (05).

O Conselho Deliberativo do São Paulo vai votar na próxima terça-feira (05) uma possível mudança para a eleição de presidente do clube.

A proposta foi assinada por 50 conselheiros e encaminhada para comissão legislativa na semana passada.

A proposta teria como objetivo alterar o processo eleitoral são-paulino, mas não há especificações de quando isso aconteceria.

De acordo com o estatuto atual, apenas os conselheiros (260) votam diretamente nas eleições. A mudança, porém, propõe incluir o voto dos cerca de seis mil sócios do clube.

Os sócios continuariam participando da primeira etapa, que define a qualificação das chapas para o pleito, como acontece atualmente.

A novidade é que também participariam da segunda – a eleição direta para definir o presidente da diretoria, cargo ocupado por Julio Casares.

Contrariando a tendência de clubes cada vez mais democráticos, a eleição para presidente no São Paulo ainda é indireta, feita pelos conselheiros.

Antes dessa escolha, porém, os sócios elegem 100 novos conselheiros, que formam o colegiado junto aos 160 vitalícios.

Caso a proposta de mudança na eleição para a presidência seja aprovada pelo conselho, seguirá para a assembleia geral, que reúne os associados, e só assim pode se tornar definitiva.

É possível que, mesmo aprovada, a mudança não interfira na eleição deste ano, já que não há tempo hábil para todo processo.

Assim, se aprovado, o projeto ficaria para a eleição de 2026, quando a próxima gestão da presidência são-paulina chega ao fim.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário