Valeu a pena? Veja balanço dos reforços do São Paulo para 2023

O São Paulo agitou o mercado de transferências nesta temporada e foi atrás de alguns reforços para o elenco. Como de costume, nem todos vingaram, mas foram muitos os acertos.

No total, a diretoria são-paulina contratou 14 novos jogadores em 2023. São eles: Marcos Paulo, Rafael, Wellington Rato, Pedrinho, Alan Franco, Jhegson Méndez, David, Caio Paulista, Erison, Raí Ramos, Michel Araújo, Alexandre Pato, James Rodríguez e Lucas Moura.

Destaques positivos e negativos nos reforços do São Paulo para 2023.

Lucas e James estão entre os reforços do São Paulo para 2023
Crédito: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Dos 14, apenas Pedrinho não segue no time. O São Paulo optou pela rescisão com o atleta após acusações de agressão e ameaça a sua ex-namorada, Amanda Nunes. Atualmente, ele defende o América-MG.

Em contrapartida, os dois últimos reforços animaram a torcida. O meio-campo James Rodríguez e o atacante Lucas Moura chegaram sob grande expectativa de elevar o patamar do time.

James ainda trabalha para atingir seu melhor condicionamento físico e ter mais minutos. Lucas, porém, já virou titular absoluto e foi decisivo para a classificação à final da Copa do Brasil, marcando o gol que confirmou a vantagem diante do Corinthians.

Alguns reforços, como o goleiro Rafael, o atacante Wellington Rato e o lateral Caio Paulista conquistaram espaço no time titular após atuações convincentes e participações importantes para o time.

Marcos Paulo, Jhegson Méndez, Erison e Raí Ramos, porém, ainda não engrenaram. Os dois primeiros chegaram a ser titulares no começo da temporada, mas caíram de produção. Erison não conseguiu ter sequência em virtude de seguidas lesões.

Algumas peças não são titulares, mas costumam aparecer como boas opções vindas do banco de reservas. É o caso dos atacantes David e Pato, do meia-atacante Michel Araújo e do zagueiro Alan Franco. Junta, a dupla de atacantes já soma dez participações em gols nesta temporada, por exemplo.

Das 14 contratações, 11 chegaram quando o Tricolor ainda tinha Rogério Ceni como treinador. Algumas foram pedidas por ele, como David, que trabalhou com Ceni no Fortaleza. Com Dorival, o clube preferiu se movimentar menos, com mais eficiência, trazendo Lucas e James, além de Pato.

Até aqui, a gestão de Julio Casares contratou 35 jogadores entre 2021 e 2023. De todos estes, apenas 21 continuam no clube.

É com esse elenco que o São Paulo se prepara para disputar a final da Copa do Brasil, diante do Flamengo. O jogo de ida está marcado para 17 de setembro, às 16h, no Maracanã. Já a volta acontece no dia 24, no mesmo horário, no Morumbi.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário