O mais popular: São Paulo celebra torcida cada vez mais próxima

O Morumibi receu 1.234.975 torcedores em 2023 até o jogo contra o Fortaleza. Essa marca deve ser ultrapassada na final da Copa do Brasil.

Em temporada histórica de recordes de público, o São Paulo tenta se distanciar da imagem de clube elitista e assumir um perfil mais popular. O estádio cheio é a cara dessa mudança.

Os buracos nas arquibancadas desapareceram nas últimas temporadas, num movimento orgânico de torcedores, que recentemente virou bandeira do clube.

Torcida que conduz faz a diferença nas arquibancadas

O mais popular: São Paulo celebra torcida cada vez mais próxima
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Neste domingo, o São Paulo enfrenta o Flamengo no Morumbi, às 16h, e poderá comemorar pela primeira vez o título da Copa do Brasil. Para isso, contará com a festa de mais de 62 mil pessoas nas arquibancadas empurrando o time.

Este jogo reserva uma marca especial: o clube vai ultrapassar os 1.260.707 ingressos vendidos em 2022 e bater, pelo segundo ano consecutivo, seu recorde em uma temporada.

Esse feito é muito relevante para um clube que joga num estádio que chegou a comportar mais de 120 mil pessoas. Uma redução de quase metade da capacidade aconteceu ao longo do tempo, por medidas de segurança e para inaugurar áreas como camarotes.

Curiosamente, foi um momento ruim que reaproximou a equipe da torcida e fez dela mais popular

Em 2017, ameaçado pelo rebaixamento, o São Paulo teve seu melhor público dos últimos 10 anos no Brasileiro. Um total de 669.328 torcedores foram ao Morumbi naquela temporada.

Desde então, o clube nunca mais reuniu menos de 570 mil torcedores no torneio como mandante, com exceção a 2020, com os estádios fechados por causa da pandemia de Covid, e 2021, quando as restrições determinadas pelas autoridades sanitárias não permitiu o retorno total da toricda ao estádio.

Baby, líder da Torcida Independente, principal organizada tricolor, falou um pouco sobre esse movimento.

– Esse projeto vem desde 2017. Naquela ocasião, o São Paulo estava prestes a ir para a Série B, e a gente conseguiu convencer o torcedor que se a gente não abraçasse o clube, o time ia cair. E que se não abraçasse nos dias de hoje, na reconstrução, a gente ia ficar afastado de muitos clubes.

Naquela ocasião, a equipe, que estava sob o comando de Dorival Júnior, se livrou do rebaixamento. Hoje esse mesmo técnico está a um empate de entrar para a história do clube com uma taça que o Tricolor ainda não tem.

No último sábado (16), Dorival rasgou elogios à festa que a torcida Tricolor fez quando a equipe estava a caminho do aeroporto para viajar ao Rio de Janeiro.

– Eu nunca havia visto isso em momento nenhum. E olha que eu já tive algumas recepções muito calorosas. Vai ficar marcado para a vida toda –

Este ano, o Morumbi teve 12 jogos com mais de 50 mil pessoas – oito deles de forma consecutiva, quebrada apenas no duelo da última quarta, contra o Fortaleza. Esta marca, porém, era algo inédito na história do São Paulo.

Hoje, peças decoram o Morumbi com frases de exaltação aos fanáticos, além de reafirmar o caráter diferente dos últimos anos, como a que cita a “Torcida Que Conduz” e a que decreta o São Paulo como “O Mais Popular”.
Sobre a popularização, Baby explica que foi algo que aconteceu naturalmente, e que a torcida só se deu conta depois.
– Começamos a ir para o estádio mesmo com o São Paulo não ganhando. Quando paramos para pensar, vimos que o mais popular mesmo era o São Paulo Futebol Clube. A gente tem setor popular, todas as classes podem entrar no estádio.

O São Paulo, na gestão do presidente Julio Casares, criou setores a preços populares para o Morumbi, com ingressos que custam em torno de R$ 30.

Houve também uma reformulação no programa de sócios-torcedores da equipe, pioneiro no Brasil. Os membros agora podem comprar ingressos com desconto que partem de 50% e chegam a 80%. O plano Diamante dá direito a entradas com o valor fixo de R$ 0,30 para o titular – a mensalidade, porém, é de R$ 200.

Em junho de 2021, pouco depois da reformulação, o clube tinha cerca de 26 mil sócios. Depois do São Paulo bater o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil, o programa alcançou 63.900 associados. Hoje, porém, o número é um pouco menor, próximo a 62.900.

O que faz o Morumbi ter vantagem em relação às outras arenas é o fato de ser menos restritivo. Não são ingressos plenamente acessíveis, mas conseguem ser menos inacessíveis do que as arenas de Palmeiras e Corinthians, por exemplo.

Com 65 mil lugares e um custo menor do que os estádios citados e outros, o Tricolor tem uma capacidade maior para flexiblizar os preços.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

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