São Paulo se junta a 30 clubes e apoia candidatura para presidente da CBF

O Tricolor participou do manifesto apresentado nesta sexta-feira em apoio à uma candidatura para eleição da CBF.

Em preparação para eleições para presidente na CBF, oito federações estaduais e 30 clubes, incluindo o São Paulo, assinaram um manifesto divulgado nesta tarde desta sexta-feira (29) a favor da candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos.

O atual presidente da Federação Paulista de Futebol é um dos pré-candidatos ao pleito, que ainda não tem data definida. Anteriormente, os clubes paulistas já haviam se reunido para discutir o assunto.

Diante da desistência de Ednaldo Rodrigues, São Paulo vai apoiar Carneiro Bastos para presidente da CBF

São Paulo se junta a 30 clubes e apoia candidatura para presidente da CBF
Tricolor se junta a maioria dos times da elite do futebol para apoiar Carneiro Bastos| Foto: Reprodução

O outro pré-candidato para as eleições é Flavio Zveiter. No currículo, ele tem os cargos de ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e ex-vice presidente da CBF.

Para confirmar candidatura, o postulante deve ter o apoio declarado de ao menos oito federações e cinco clubes – entre Séries A e B – na chapa. Reinaldo apresentou 30 clubes e oito federações. Além disso, ele acrescenta no manifesto que ainda está em negociações para outros apoios.

Na véspera, um rascunho desse mesmo documento circulou com uma lista de 34 clubes, mas ainda sem as assinaturas. Quatro deles de fato, no entanto, acabaram não assinando: Grêmio, Red Bull Bragantino, Brusque (SC) e CRB (AL).

Na soma de votos – considerando que federações têm peso 3, clubes da Série A peso 2, e da B peso 1 – a candidatura de Reinaldo contaria com 67 pontos na eleição da CBF, que tem total de 141 pontos.

Leia o comunicado completo:

“Há pelo menos uma década, o Futebol Brasileiro tem sangrado. Afastados ou banidos, nenhum dos cinco últimos presidentes da CBF terminou seu mandato. O futebol sofre, como nunca antes, ingerências externas que tumultuam o já complexo ambiente do esporte, a pretexto de interesses individiaus duvidosos. 

Incomodados com este cenário, que gera estagnação e atraso no esporte mais popular do país, as Oito Federações Estaduais e os 30 Clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro aqui signatários se uniram e iniciam um movimento único e inédito. Estamos convictos de que o Futebol Brasileiro necessita de uma mudança efetiva, com um projeto moderno e ambicioso, e manifestamos, por meio desta carta, apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF para o próximo ciclo.

Nos colocamos à disposição da FIFA e CONMEBOL, que, atentas, vêm ao Brasil no próximo mês para acompanhar o processo eleitoral que será realizado. Estaremos unidos para apoiar a lisura e transparência deste processo, para que o Futebol Brasileiro saia de uma vez por todas desta situação lamentável em que se encontra.”

 

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário