São Paulo anunica novo prêmio em alusão ao Dia da Consciência Negra

Prêmio "Diamante Negro" vai presentear, em 2024, personalidades e ações antirracistas relevantes no Brasil.

São Paulo anunciou nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, a criação do Prêmio Diamante Negro. A homenagem se destina a pessoas negras que contribuem em realizações importantes em pautas raciais e de cidadania.

O nome “Diamante Negro” homenageia Leônidas da Silva, um dos grandes nomes da história do São Paulo e do futebol brasileiro. A ação tem a parceria do Observatório da Discriminação Racial.

No Dia da Consciência Negra, o São Paulo decidiu fazer mais que um post nas redes sociais e criou o Prêmio Diamante Negro

São Paulo anunica novo prêmio em alusão ao Dia da Consciência Negra
Leônidas da Silva em campo pelo São Paulo | Foto: Arquivo Histórico do São Paulo FC

O Prêmio Diamante Negro contará com três categorias: ‘personalidade ligada ao esporte’, ‘pessoa que tenha desenvolvido uma ação de cidadania’ no terceiro setor e ‘colaborador do São Paulo‘.

Os vencedores, no entanto, serão escolhidos por uma comissão multidisciplinar, que deve ser composta por representantes do Clube, da torcida e de organizações ligadas à luta pela igualdade e contra o racismo.

Assim, a entrega da primeira edição do Prêmio Diamante Negro está prevista para o próximo Dia da Consciência Negra, 20 de novembro de 2024. Esta, portanto, é a grande ação do Tricolor no que toque a questão racial.

Nas redes sociais, porém, o São Paulo se posicionou sobre a importância de combater o racismo como uma luta coletiva.

“𝐜𝐨𝐧𝐬𝐜𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚

1. sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais.

No #DiaDaConsciênciaNegra lembramos que não basta não ser racista. É preciso combater o racismo! Essa é uma luta de todos! Levante essa bandeira não só hoje, mas em todos os dias de sua vida!” – diz o post nas redes sociais do São Paulo.

Reprodução/Redes Sociais

“O São Paulo está sempre atento à inclusão. É impossível falar sobre a história do clube e do país sem citar as importantes realizações de pessoas negras. Esta premiação é uma forma de demonstrar reconhecimento por estes feitos no esporte e na sociedade”, afirmou o Presidente Julio Casares.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário