São Paulo lamenta falecimento de técnico campeão

O treinador comandou o time na conquista do título brasileiro de 1977 e é um dos nomes mais importantes em sua área.

O São Paulo lamentou, com imensa tristeza, o falecimento de Rubens Francisco Minelli, técnico campeão pelo clube, que aconteceu nesta quinta-feira (23). O ex-treinador e ex-jogador tinha 94 anos de idade.

Rubens conquistou quatro títulos brasileiros, além do São Paulo, por Palmeiras e Internacional. A morte, no entanto, teve confirmação através de um post nas redes sociais do clube gaúcho.

O São Paulo decretou três dias de luto em face do falecimento de Rubens Minelli; o técnico foi campeão em 1977

São Paulo lamenta falecimento de técnico campeão
Rubens Minelli em comandando a equipe são-paulina. | Foto: Arquivo/São Paulo FC

Nascido na cidade de São Paulo, em 19 de dezembro de 1928, Minelli desde cedo esteve ligado ao futebol. Ainda na infância, quando morava nos Campos Elíseos, já competia por clubes como Ypiranga, Nacional, Palmeiras e o próprio São Paulo. No Tricolor, porém, ele atuou no time juvenil e sagrou-se campeão da categoria em 1946.

O auge, dentro das quatro linhas, se deu no Taubaté, campeão da segunda divisão estadual em 1954. Apesar disso, com apenas 27 anos, abandonou os gramados após sofrer uma séria fratura na perna. Assim, dedicou-se aos estudos e formou-se em Ciências Econômicas. Nunca, porém, deixou o futebol de lado.

Começou a carreira de técnico de maneira rápida, primeiramente comandando times universitários e, depois, de categorias de base. Foi em 1963, já no futebol profissional, onde faturou o primeiro título na função, com o América de São José do Rio Preto, também em divisão de acesso.

Foi nos anos 1970, contudo, que alcançou o estrelato como um técnico de imenso renome levando o Internacional a um tricampeonato estadual (1974 a 1976) e a um bicampeonato brasileiro (1975 e 1976).

No ápice da carreira, Minelli chegou ao São Paulo no dia 16 de dezembro de 1976 para o desafio de levar o Tricolor a um novo patamar: o de grande clube não só do estado de São Paulo, mas do Brasil.

E deu certo: sob comando de Minelli, os são-paulinos sagraram-se, pela primeira vez, campeões brasileiros, no dia 5 de março de 1978 (competição válida pela temporada de 1977).

Foto: Arquivo/São Paulo FC

Ao todo, o treinador dirigiu o Tricolor em 166 jogos, com 79 vitórias, até o dia 22 de julho de 1979, sendo o sétimo colocado no ranking de técnicos que mais comandaram o clube até os dias de hoje.

Adepto de novos desafios, Minelli deixou o São Paulo para treinar o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Encerrou a carreira de técnico em 1998, assumindo funções diretivas (inclusive no São Paulo), nos anos 2000.

22 anos, soteropolitana e jornalista. A paixão pela comunicação corre nas minhas veias desde sempre. Nascida e criada na terra da felicidade, o intenso amor pelo São Paulo chegou até a mim graças ao Ídolo Rogério Ceni, ainda criança, e assim seguiu pelo resto da vida. Acredito que o jornalismo e o futebol tem o poder de mudar vidas, e esse é o meu grande próposito.

Deixe seu comentário